domingo, 5 de maio de 2013


Jogos de Língua Portuguesa
Leilão das Palavras
É uma brincadeira de mímica, com o objetivo de trabalhar Morfologia. Funciona assim:
a) Primeiro você separa a classe em dois grupos;
b) Desses dois grupos, escolha, de cada um deles, um aluno;
c) Pegue um livro qualquer e selecione uma palavra (você dirá pra a classe toda a que classe gramatical ela pertence. Exemplo: "escuridão", substantivo feminino, singular);
d) Mostre a palavra escolhida para os dois alunos que você escolheu. Então, um dos dois começará, dizendo em quanto tempo consegue passar a mímica desse verbete para o seu grupo. Por exemplo, um deles começa dizendo "dois minutos". Em seguida, o outro aluno tentará diminuir essa marca. Ele pode dizer "um minuto". O leilão continua até que um deles diga um determinado tempo que o seu colega não consiga diminuir. Vamos imaginar que o aluno do grupo A disse que faz a mímica em "quinze segundos". Se o outro achar que o tempo é muito curto, entregará os pontos. Então, ficará por conta do aluno do grupo a fazer a mímica no tempo indicado.
e) Escolha alguém do grupo oposto para ser o cronômetro. Essa pessoa marcará o tempo exato, nem mais nem menos, para que a mímica seja passada.
f) Se o grupo acertar, ponto para ele. Se errar, ponto para o outro grupo.
Esse jogo é muito legal e os alunos costumam apreciá-lo.

Opção correta

1. Dar as duplas de palavras ou expressões : a gente/ agente, mas / mais, mal/ mau, por que / porque para os participantes

2. O professor dita uma frase, um representante de equipe escreve numa folha grande a palavra que achar a mais correta
Ex.: O menino esta passando mal.

Ganha um ponto a equipe ou equipes que escreverem corretamente

Será vencedora a equipe que fizer mais pontos

Pensando Ludicamente o Conceito de Sujeito e Predicado
Essa é uma atividade lúdica para despertar nos alunos um olhar observador sobre o que é e que função desempenha nos enunciados o sujeito e o predicado.
Primeiro passo (antes da aula): pesquise e recorte frases de jornal (em número equivalente ao da metade do número de alunos da turma) que tenham sujeito e predicado (períodos simples, ordem direta). Após, separe o sujeito do predicado e coloque cada segmento dentro de um balão diferente.
Prepare tantos balões quantos alunos tiver na classe.
Segundo passo, na aula: divida a turma em equipes. Cada equipe escolhe seu codinome. Divida o quadro em duas colunas, com os seguintes cabeçalhos: (1) de quem ou do que se diz algo e (2) o que se diz de algo ou de alguém. Distribua um balão para cada aluno. Quando todos estiverem com os balões em mãos, dê o sinal para que sejam enchidos. (Peça que tenham cuidado para que os balões não estourem. Pode ser estipulada uma pena, caso isto ocorra.) Estipule um local onde serão depositados os balões cheios.
Terceiro passo: dê um palito para cada equipe, comunicando que o mesmo deve ser devolvido(preferencialmente inteiro) ao final desta etapa. Lembre seus alunos que atrás de um minúsculo palito há uma vida vegetal que merece nossa atenção. Ao sinal do professor, um elemento por vez de cada equipe deverá estourar um e somente um balão, fazendo a leitura do fragmento de oração que nele estiver contido. A seguir, o aluno deverá escrever no quadro, na coluna correspondente, a parte da oração que tenha em mãos. De volta ao grupo, ele passa o palito ao próximo elemento, que repetirá o procedimento, de forma que todos realizem a atividade.
Quarto passo: o professor explicará que se chama de sujeito a parte de um enunciado sobre a qual se declara algo. E de predicado a parte que declara algo de alguém ou de alguma coisa.
Quinto passo: cada equipe irá, em seu caderno, escrever a combinação de sujeitos e predicados retirados das colunas, de forma a que haja coerência nas orações resultantes.
Observação: Se a atividade for realizada competitivamente, a pontuação das equipes poderá levar em conta o capricho, a organização, a rapidez, o respeito, etc., conforme valores que se queiram desenvolver com a turma.

Dicionário esperto
O professor dita um palavra.
Vários componentes de cada equipe deverão consultar com maior rapidez possível o dicionário.
Ganha um ponto a equipe em que o componente achar primeiro a palavra solicitada.
Será vencedora a equipe que fizer mais pontos.

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